terça-feira, 17 de janeiro de 2012

Empeno Arruda-Montejunto-Arruda 2012

Afinal a vaca tossiu…

Depois de tanto me matutar, “se chover, não vou, nem que a vaca tussa”, lá fui na companhia do Carlos e do Lapierre ( o grande responsável da vaca tossir), para uma jornada de BTT.

Arruda-Montejunto-Arruda… para quem conhece, subir a serra de Montejunto e desce-la, por si só, já é um desafio. Vir da Arruda e voltar, é uma aventura.
Apesar do passeio ter sido cancelado à ultima da hora, por coincidir com uma prova organizada que passava em grande parte dos trilhos na serra, lá acabámos por manter o pacto, e não fomos os únicos, pois o parque da praça de touros de Arruda dos vinhas, estava lotado e fizemos todo o percurso a cruzarmos com mais malucos.

A volta já se adivinhava difícil, mas foi uma surpresa o estado do terreno ter ficado tão mau, apenas com um dia de chuva.

Até ao limiar da serra, pode-se afirmar que não estava assim tão mau, chuva, mas pouca, algumas poças, mas sendo a maior parte do percurso em tout-venant, até se torna um bom pavimento para se rolar. Contudo à chegada da serra o terreno começou a ficar argiloso e rochoso e quando assim é, a coisa começa-.se a complicar… começam e surgir os problemas mecânicos e o desgaste a acumular-se. E ainda nem tínhamos começado a subir, já a minha corrente começava a “chupar” na pedaleira pequena. E bastou mais 50m a Lapierre sentiu inveja e fez o mesmo. Conclusão, a partir daí foi tudo na pedaleira do meio… e na pedaleira do sapato.

Depois de 1hora, ou mais, lá atingimos o cume da serra, onde conseguimos lavar a engrenagem e durante um pouco, minimizamos esse problema, pelo menos até às antenas. O pior estava ultrapassado, pensámos nós.

Venha a descida… iuuuupi……ooooops (em português bem português (fod….cara….mos fod…..para esta mer….)) A descida era mais difícil que a subida. Um single completamente feito à lá pata. Escorregadio, pedregulho e lama com fartura. Aí confirmei que o Lapierre quando leva o sapatinho branco, torna-se mesmo um bom bailarino.

Com tamanha desilusão, só nos restava fazer o caminho de regresso. Zonas com bastante lama, tornava inciclável alguns trajectos bem interessantes, não fosse a condição do terreno. São daqueles trilhos que nos leva a fazer estes percursos longiquos…mas isso é quando tudo ajuda. Tempo para o Carlos estrear o quadro novo numa daquelas quedazitas.

Já se tornava um martírio…barulhos por todo o lado da bicicleta, subidas mais íngremes feitas a pé, enfim….foram daqueles momentos onde acho que todos pensávamos “o que é que eu estou aqui a fazer?”.

Felizmente os últimos kms foram a descer e ao fim de 6 horas e uns trocos, mais hora menos hora, alguém teve a excelente ideia de ir à casa do Benfica comer uma bifana e brindar com uma “jeca”.

Fotos há duas, pois a vontade de parar foi muito pouca, pois estávamos completamente enlameados e molhados e se em situações normais o registo não prospera, assim ainda menos……e, e.



Se todas as voltas fossem assim, acho que só andava de dois em dois meses. O que nos valeu foi a boa companhia e disposição, no fundo, como é normal e natural (cuidado sr. Presidente e Lapierre que com este paragrafo, já estou a entrar na corrida…).

VIVA A FUGA!!!

 JAS

4 comentários:

  1. Epa tmb gostava de ter ido, sempre pensei que o pessoal acabasse por n ir!! mas pronto fica pa próxima jatemos o percurso depois e só engrenar na cena,num domingo, mas espero que seja em melhores condições!!

    ResponderEliminar
  2. Muito bom, só faltou alguns pormenores se bem que são pequenos, como por exemplo vocês chorarem como umas meninas devido a dureza do percurso, o Carlos chorou outra vez quando viu que a sua menina estava toda suja mas isso também não interessa.

    Parece ter sido bastante divertido ;)

    Não sabia que eras um conhecedor dos tipos de solo "percurso em tout-venant" o que é isso pá? deve ser calhaus não?

    Quanto à presidência não me preocupa a concorrência até porque ninguém me bate a "resmungar" e muito menos no tempo a subir.

    Grande abraço
    Rafa

    ResponderEliminar
  3. Ainda hoje me estou a rir do divertido que foi...
    A minha especialidade é bolos, mas tb pesco um bocado de geologia...
    Qto à presidência, cuidado que estou-me a aproximar...e não vou sozinho!!!!
    Então e o track? de GPS entenda-se...

    ResponderEliminar
  4. para tambem foi muito divertido quero dizer espetacular

    temos de la voltar com bom tempo?

    ResponderEliminar