sábado, 14 de agosto de 2010

Relato de um passeio - 1º post

Afinal não sei andar de bicicleta! Depois de tantos anos a pensar que já tinha aprendido, afinal já não uso as duas rodinhas laterais, o ultimo fim de semana provou que ainda sou muit(a) (à JJ) maçarico em cima da bike.
E o local onde descobri, foi naquele sitio que era suposto fazerem o novo aeroporto de lisboa, mas que afinal já não é...Ota.
Apesar de ser um local que, do grupo, poucos conhecem, e de estar muita gente de férias ou não puderam ir, lá nos juntámos 3 marmanjos (Rafael, Samuel e eu) e fomos ter com o marmanjo local (Marco), que nos desafiou a comparecermos nesse fim de semana, para fazermos o trilho do .... . O anfitrião, desde sempre, falou que era um trilho curto, com muito sobe e desce e tecnicamente exigente, não sendo perigoso. Sempre achei um pouco estranho dessa descrição de tecnicamente dificil, para um homem que saca cavalos só com uma mão (calma Rafael, que ainda só fizeste isso uma vez!) e raramente sai da bicicletas para transpor um obstáculo, o que despertara ainda mais a curiosidade de o conhecer.
Parados no centro da vila, diante um placard que identificava o trilho, dando informação sobre distancia, acumulado e sinalética, fizemos um pequeno briefing, com direito a cagada e discussão, e lá arrancámos.
Estava um dia bastante húmido e com muito calor, apesar de encoberto, percebendo-se logo que nos montámos na burra e começámos a subir. E logo nos primeiros 3/4 kms, começámos nas lombinhas e curvinhas que me puseram completamente maluco, pois não me lembro de fazer 10 metros em cima da bike, sem por o pé no chão. Incrível, esta falta de jeito, ainda para mais utilizando uma daquelas pulseiras milagrosas que não nos deixa dormir deitado, tal a energia positiva dos hologramas, desenvolvidos por um homem que trabalhou na NASA (acho que era oficial de limpeza).
E passado cerca de 1h15m lá começámos a rolar um pouco mais, isto depois do Samuel tanto se rejubilar com a minha prestação.
A partir de então, conhecemos umas subidas e descidas espectaculares, num trilho dominado por pedras muita vegetação e muita aventura.
Como era um percurso exigente tecnicamente e novo para 3, parámos diversas vezes quebrando bastante o ritmo, criando mesmo má disposição após tanto atrofio muscular.
Foram cerca de 16kms percorridos, com 600mts de acumulado, sendo, para mim, o traçado que por ser curto, classifico como o mais exigente tecnica e físicamente.
Faço nota à descida do posto de vigia à vila, feita em serpentina que é uma daquelas que não me vou esquecer, dando com ponto negativo as falhas de marcação do trilho, algumas inexistentes outras escondidas ou mal orientadas, mas  não tirando mérito a quem o fez gratuitamente querendo dar a conhecer umque afinala terra que não tem apenas pseudo aeroportos.


JAS

2 comentários:

  1. Épa granda loucura, já temos um blog...
    nunca pensei qye alguém me desse ouvidos ;)
    Grande trilho.
    PS- JÁ AGORA MUITA FORÇA GRANDE MARCO

    ResponderEliminar
  2. Foi a minha ultima volta de 2010... mas de certeza que vou voltar a andar, nem que seja só em 2012, que deve ser o mais certo... Paciência é o k me resta!!! Abraço a todos os FUGAS

    ResponderEliminar