domingo, 23 de março de 2014

As nossas ambições

Hoje, enquanto me besuntava com valvulina no corpo depois da voltinha matinal, pus-me a reflectir (sim que isto de pensar é para o JJ e companhia – reflectir é mais filosófico… não! Não era sobre Pascal) sobre a evolução e retrocessos de ambições ou objectivos de um BTtista.
Se no início pensamos em fazer kms, e quantos mais fizermos melhor nos sentimos (isto em termos objectivos), passados uns tempos e com o melhorar da nossa forma física, começamos a pensar nos acumulados de ascensão, para de seguida entrarmos no campo da média horária. Agora, já se começa em falar em watts, mas por enquanto nem todos os dispositivos electrónicos dão essa informação… é uma questão de tempo.
Mas este processo não é exponencial nem constante, pois como desportistas domingueiros que somos, temos de uma forma geral, momentos onde falhamos um ou dois domingos e alturas onde o cansaço emocional está presente face à nossa semana de mais ou de menos trabalho, de mais paciência ou de falta dela para isto ou para aquilo que nos assola (como diz o grande filósofo César Nunes, “o que nos assola não são as coisas, mas a ideia que temos das coisas”), ou seja, fazemos grandes oscilações de forma, implicando desde logo com os nossos objectivos ou ambições.
 Se há três ou quatro semanas já estava a pensar na média horária, hoje desci à terra e estou na ambição de … deixa lá reflectir mais um pouco… de desfrutar. Pois é, desde o retorno ao mato (aconteceu a semana passada) entrei na fase do vamos lá dar uma voltinha porreira, fazer umas subidas e umas descidas espectaculares, e tentar chegar a casa sem moças. Mas, esta pequena ambição nem sempre é fácil de obter. Calma! Não fui eu que caí, nem tão pouco ninguém do nosso enormíssimo e gigantesco grupo. Podia ter sido… mas não foi. Nem eu, nem o Africano, nem o Carmelo… e desta vez também não foi o Nés. Mas qualquer um de nós já fez estas figuras, de tentar mostrar aos outros como se faz… ou sai lá da frente que eu digo-te como é que é.
E hoje enquanto descíamos as famosas lombas, num grupo que vinha atrás de nós houve um que tentou mostrar como é que se fazia e…esbardalhou-se todo, mesmo à minha frente. Calma, também não morreu nem partiu nada, felizmente. Aleijou-se um bocadinho, acho eu.
Se por um lado até me deu vontade de rir (por se ter armado em chico esperto – tentou-me passar numa zona cheia de calhaus), por outro fez-me pensar que já me aconteceu o mesmo e provavelmente poderá e irá acontecer mais vezes… é humano, está-nos no sangue. ”Macho que é macho não come mel, come as abelhas”, diz o grande filósofo Ricardo Rosa.

Conclusão da reflexão: Por grandes ou pequenas ambições que temos, não fugimos da nossa essência de latinos e mesmo quando definimos objectivos muito particulares e privados (“já estou numa fase de não ter que provar nada a ninguém”, pensamos nós) temos, por vezes, um momento onde acabamos por demonstrar a nossa fraqueza, quando no fundo queríamos mostrar o quanto somos “fortes”.

12 comentários:

  1. Logo agora que o meu objetivo estava acima dos 2/3 mil metros por hora tu ja não tens objetivos ...
    Só queres passear na serra.

    Assim já não brinco.

    ResponderEliminar
  2. Rafa, não seja por isso... definimos já um objectivo à homem.

    ResponderEliminar
  3. ...O objectivo já está definido há muito... É a GR 30 "de Empreitada" PUM! 152 KM, 4000 de A.A de Sol a Sol...Para Homens!!!! PUM! PUM!!
    A propósito.... Proponho desde já uma data (sujeita a confirmação); - Segundo ou terceiro fim de semana de Maio? HUM??

    ResponderEliminar
  4. Néz que tal fazer isso na parte da manhã para mamar umas jecas a tarde?
    Fica só a sugestão porque eu tou feito um bruto...

    ResponderEliminar
  5. Gde Rafa, estou mesmo a ver que andas bruto, para te meteres assim com o Nés.
    Nés, vamos falando nesse objectivo. Apontamos para aí, mas temos que comer muito cerelac, ou como diz o Rui Costa, muita massa ao pequeno almoço, para estarmos em forma (falo por mim, claro que tu andas quase tão bruto como o Rafa)

    ResponderEliminar
  6. Lol... a minha sorte e que ele não sabe onde eu moro, e tu não lhe digas. ;)

    ResponderEliminar
  7. ...Tranquilos.... Calma... Nem eu deixo de respeitar o Rafa por ele não estar em forma, e ironizar com que tem vontade de TENTAR fazer essa volta completamente alucinante, nem vou deixar de comer a massa toda que seja necessária para tentar alcançar esse objectivo... Se não der, não dá...mas havemos de tentar...lolol

    ResponderEliminar
  8. Venha a massa ou até a sopa ao pequeno almoço que só mesmo um milagre e que me ajuda...
    Grande abraço a todos e como dizia o outro:
    I`ll be back

    ResponderEliminar
  9. Ok, Rui...agora estou mais descansado.

    ResponderEliminar